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Manutenção e Comissionamento em Cabines de Média Tensão, por quê fazer?

Muitos estabelecimentos comerciais, edifícios residências / comerciais e indústrias possuem cabines de média tensão para alimentação de suas instalações, contudo será que todos cuidados são tomados com relação a manutenção destas cabines?


Manutenção e comissionamento em subestações

A NBR 14039:2005 dispõe de 1 item dedicado a manutenção das cabines, para que se garanta que o risco de acidentes seja amenizado.


Problemas nas cabines podem representar enormes prejuízos financeiros devido a paradas não programadas, que dependendo da gravidade podem levar dias para serem recuperados, devido ao fato de muitos estabelecimentos não estarem preparados para tais paradas, por não possuírem sistema alternativo de geração de energia para manutenção de suas atividades como um gerador por exemplo. Além deste tipo de prejuízo é válido lembrar que acidentes nestas cabines geralmente são de grandes proporções e podem facilmente ter vítimas fatais e ou prejuízos relevantes.


É sempre válido lembrar que em casos de sinistros as seguradoras analisam todos os pontos que possam ter causado o problema e em caso de serem encontrados itens que descumpram a norma ou o projeto, bem como deficiência em manutenção, os valores não serão pagos, aumentando ainda mais os prejuízos da instalação.


Por esse motivo conforme recomendação da norma no subitem 8.2.1 as manutenções devem ser realizadas periodicamente e para isso devem ser observados alguns pontos:

  • De acordo com o subitem 8.2.2.1 todos os cabos e seus acessórios, assim como os dispositivos de fixação e suportes devem ser inspecionados a procura de pontos de aquecimento, onde tal inspeção pode ser realizada visualmente através de sinais físicos e / ou utilizando um termógrafo, deve-se buscar também outros sinais como rachaduras, ressecamento, fixação, identificação e limpeza;

  • Já o subitem 8.2.2.2 cita que o conjunto de manobra e controle (disjuntores, seccionadoras, relés etc.), deve ser inspecionado a procura de itens falhos com relação a fixação, danos na estrutura, pintura, corrosão, fechaduras e dobradiças, além dos condutores e dispositivos de aterramento, onde no caso de componentes com partes internas móveis, quando o componente permitir, o estado dos contatos e das câmaras de extinção de arco, sinais de aquecimento, limpeza, fixação, ajuste e aferições e no caso de componentes fixos, deve ser inspecionado o estado geral, como por exemplo: sinais de aquecimento, fixação, identificação, ressecamento e limpeza;

  • O subitem 8.2.2.3 nos diz que com relação a dispositivos móveis que são alimentados por estas cabines e que devem ser verificados conforme o subitem 8.2.2.2, além de suas articulações;

  • E por último, no subitem 8.2.2.4 a norma faz referência ao ensaio geral com relação ao funcionamento, como por exemplo situações de comando, seccionamento, proteção e sinalização, além de serem observados os ajustes e aferições dos componentes (relés, sensores, temporizadores etc.), bem como a utilização de componentes como disjuntor, chaves, fusíveis, seccionadoras estarem em conformidade com o projeto.


Manutenção e comissionamento em subsestações

Para realizar os ensaios são necessários instrumentos como Megôhmetro, Terrômetro, Termógrafo, Detector de Tensão, Medidor de Relação de Espiras, Caixa de Calibração de Relés etc., por este motivo sempre questione a empresa a ser contratada para garantir que somente empresas especializadas executem tais serviços.


Além dos subitens acima citados, se faz necessário a limpeza geral da cabine para evitar acúmulos de sujeira principalmente poeira nos componentes, o que pode ocasionar em problemas de redução da resistência de isolação, além de acelerar o desgaste dos mesmos e também realizar o reaperto de todas as conexões, a fim de evitar situações de mau contato, que ocasionariam aquecimentos, com grandes riscos de incêndio e desligamentos inesperados.


Outros fatores importantes a serem analisados são a temperatura e a umidade da cabine, pois alteram as características de isolação e condução elétrica dos componentes.


A Nova Engenharia Instalações possui equipe treinada nas normas vigentes e capacitadas para execução de Manutenção e Comissionamento de Cabines de Média Tensão, além de possuir todos os instrumentos necessários para garantir a boa execução dos trabalhos, com a qualidade necessária para a tranquilidade de nossos clientes e parceiros.


Fonte: NBR 14039


Realize agora mesmo um agendamento com nossa equipe para maiores esclarecimentos, através:


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