top of page

Descargas atmosféricas, você realmente está protegido?

Atualizado: 3 de abr. de 2020



É muito comum recebermos "projetos" de SPDA sem qualquer memória de calculo que demonstrem de forma técnica a necessidade ou não da implantação do sistema.


Na grande maioria dos projetos não se tem um estudo de estratificação do solo para que se projete o sistema de aterramento de forma correta, inclusive com possibilidade de redução dos custos de implantação e a garantia de funcionalidade do sistema.


O que temos visto em muitos casos são desenhos de sistema de proteção com alguma técnica porem deixando os instaladores com a obrigação de corrigir o aterramento caso o projetado não atinja valores satisfatórios de resistência, gerando transtornos em solicitações de adicionais e discussões que poderiam ser evitadas se o projeto já tivesse sido elaborado, com todos os estudos executados e as orientações necessárias como quantidade e profundidade das hastes de aterramento, etc. Muitos projetistas ainda se mantem amarrados única e exclusivamente na NBR 5419-1, 2, 3 e 4 / 2015, sem levar em consideração demais normas como NBR 15749, 15751, 16527, e 16254 deixando lacunas nos projetos que podem ser de certa forma um risco as instalações, aos usuários, aos mantenedores, e em alguns casos a pessoas inadivertidas como usuários de shopping centers, estádios de futebol, edifícios comerciais, etc.

Outra observação se deve a inclusão de todas as tubulações que adentram as edificações que muitas vezes em projetos não se tem detalhes das interligações para efeito de equalização dos potenciais. Faltam cuidados nos aterramentos de tubulações de hidrantes, e demais tubulações em áreas externas diretamente enterradas e caixas d’água metálicas com sistemas de proteção catódica, sendo ligadas diretamente a malha de aterramento o que neutraliza todo sistema de reposição de ions permitindo a corrosão dos mesmos. A falta de cuidado e de estudo mais aprofundado para elaboração dos projetos tem gerado milhões de reais em custos a empresas, bem como tem ceifado a vida de muitas pessoas. É muito importante que antes da contratação de projetos para um sistema de proteção contra descargas atmosféricas, e de sistema de aterramento se conheça a empresa proponente para que se tenha um projeto que realmente atenda todas as expectativas de proteção e de uma efetiva segurança as instalações. Embora na própria NBR 5419 diga que nenhum sistema é 100% eficiente a escolha correta do profissional e ou da empresa projetista e ou executante do sistema pode sem duvida alguma executar um projeto e ou instalação de forma a se aproximar e muito de 100% de eficiência reduzindo de forma significativa os riscos e prejuízos acima expostos.


A Nova Engenharia Instalações desenvolve e executa projetos de SPDA de acordo com as normas vigentes, além de fornecer laudos de instalações já existentes.


Agende uma visita direto pelo site https://www.novaengi.com.br/agende-online para maiores informações ou:


Whats.: (12) 99234-6764




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page